Artigos


Artigos publicados em revistas (2021)

1

STENTZLER, M. M.; MARQUES, L.F.;  ARAUJO, E.M.P.  A normalista Julia Wanderley: decisão, sensibilidade e necessidades sociais. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), p. 149-167, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14017


Artigos publicados em revistas (2020)

1.

STENTZLER, M. M.; LIOTI, C.S.. Uma escola atraente é um convite para estudar: Erasmo Pilotto e a educação paranaense na década de 1950. ENSINO & PESQUISA, v. 1, p. 64-78, 2020. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/3614/2470 Acesso em: 06 mar 2021.

2.

GRESPAN, R. P. C. ; RAMOS, A. da S. ; STENTZLER, M. M. . História de vida de professora primária: a experiência de Antonia Linares Franchini no município de Rondon, Paraná (1964 ? 2006). REVISTA COCAR (ONLINE), v. 14, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3252 Acesso em: 06 mar 2021.

3.

LIOTI, C.S. ; STENTZLER, M. M. . CEM ANOS DE FLORESTAN FERNANDES: UMA VIDA DEDICADA À DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA. Praça: Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, v. 4, p. 19-32, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/praca/article/view/248562 Acesso em: 06 mar. 2021.

 

 

Artigos publicados em revistas (2019)

1.

STENTZLER, M. M. ; BERTUCCI, L. M . Escolas complementares na região fronteiriça do ex-Contestado (1928-1938). REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL, v. 19, p. 627-644, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24880#:~:text=Essas%20Escolas%20Complementares%20ofereceram%2C%20entre,entre%20Paran%C3%A1%20e%20Santa%20Catarina. Acesso em: 06 mar. 2021.

2.

MARQUES, L.F. ; STENTZLER, M. M. . OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO PIBID. e-Mosaicos, v. 8, p. 189-203, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/46577 Acesso em: 06 mar 2021.

3.

DOS SANTOS, T. A. ; ERNEGAS, A.S.S. ; STENTZLER, M. M. . Profissionalização e desprofissionalização: desafios para a docência no mundo contemporâneo. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 13, p. 924-943, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2877 Acesso em: 06 mar 2021.

4.

STENTZLER, M. M.; CHELEPA, M. G. T. . Festividades cívico-patrióticas na formação da juventude brasileira nas cidades fronteiriças de Porto União (SC) e União da Vitória (PR) em 1941. EDUCACAO EM PERSPECTIVA (ONLINE), v. 10, p. x-x, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7111 Acesso em: 06 mar 2021.


Capítulos de livros (2020)

1.

LIOTI, C.S. ; STENTZLER, M. M. . A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: UM OLHAR PARA AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO SÉCULO XX. In: Bueno, André; Campos, Carlos Eduardo; Gonçalves, Dilza Porto. (Org.). ENSINO DE HISTÓRIA: TEORIAS E METODOLOGIAS. 1ed.Rio de Janeiro: Sobre Ontens / UFMS, 2020, v. 1, p. 146-153. Disponível em: https://simpohis2020.blogspot.com/ Acesso em 06mar 2021.

2.

LIOTI, C.S. ; STENTZLER, M. M. . A EDUCAÇÃO INFANTIL NO INTERIOR DO PARANÁ: UM OLHAR A PARTIR DO CMEI TIO PATINHAS [1950 - 1980]. In: Bueno, André; Crema, Everton; Martín, Nilson Javier. (Org.). ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA. 1ed.Rio de Janeiro: Sobre Ontens / Unespar, 2020, v. 1, p. 182-191. Disponível em: https://simpohis2020.blogspot.com/ Acesso em 06mar 2021.

3.

SILVA, S. M. da ; STENTZLER, M. M. . O COLÉGIO ESTADUAL LEONEL FRANCA, PARANAVAÍ [PR]: CONHECENDO SUA VIDAPOR MEIO DE FONTES HISTÓRICAS [1956 ? 1975]. In: Bueno, André; Crema, Everton; Martín, Nilson Javier. (Org.). ENSINO E APRENDIZAGEM HISTÓRICA. 1ed.Rio de Janeiro: Sobre Ontens / Unespar, 2020, v. 1, p. 738-744. Disponível em: https://simpohis2020.blogspot.com/ Acesso em 06mar 2021.

4.

SILVA, B.F.A. ; STENTZLER, M. M. . FORMAÇÃO DA MULHER NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR A PARTIR DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL E NA UNESPAR, CAMPUS PARANAVAÍ (1965-2019). In: Bueno, André; Estacheski, Dulceli T.; Zarbato, Jaqueline. (Org.). ENSINO DE HISTÓRIA: ESTUDOS DE GÊNERO. 1ed.Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UFMS, 2020, v. 1, p. 118-123. Disponível em: https://simpohis2020.blogspot.com/ Acesso em 06mar 2021.

5.

LIMA, G.S.de ; STENTZLER, M. M. . O ENSINO DA HISTÓRIA A PARTIR DA CULTURA DO ESPORTE NA FORMAÇÃO DO ALUNO NO COLÉGIO ESTADUAL DE PARANAVAÍ [PR] - DÉCADA DE 1970. In: Bueno, André; Crema, Everton; Neto, José Maria. (Org.). ENSINO DE HISTÓRIA E DIÁLOGOS TRANSVERSAIS. 1ed.Rio de Janeiro: Sobre Ontens / UERJ, 2020, v. 1, p. 339-344. Disponível em: https://simpohis2020.blogspot.com/ Acesso em 06mar 2021.

6.

MARTINS, J. S. ; STENTZLER, M. M. . AS ESCOLAS RURAIS MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO [1955-1970]. In: Bueno, André; Crema, Everton; Neto, José Maria (org.). (Org.). ENSINO DE HISTÓRIA E DIÁLOGOS TRANSVERSAIS. 1ed.Rio de Janeiro: Sobre Ontens / UERJ, 2020, v. 1, p. 352-357. Disponível em: https://simpohis2020.blogspot.com/ Acesso em 06mar 2021.

8.

ARAUJO, E.M.P. ; MARQUES, L.F. ; STENTZLER, M. M. . ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANALISANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES. In: Anelise Nascimento; Luís Paulo Cruz Borges; Patrícia Baroni; Sandra Maciel de Almeida; Wania Gonzalez. (Org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com infâncias, juventudes e vida adulta. 1ed.Rio de Janeiro: Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP et Alii, 2020, v. 6, p. 336-343. Disponível em: http://www.xxendiperio2020.com.br/anais-virtual#anais (livro6). Acesso em 06 mar 2021.

 

 

Trabalhos completos publicados em anais de congressos (2019)

1.

MARTINS, J.S. ; STENTZLER, M. M. . ESCOLAS RURAIS PRIMÁRIAS E O DIREITO À EDUCAÇÃO: ESTUDO SÓCIO-HISTÓRICO NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ (DÉCADAS DE 1950 A 1970). In: I Colóquio Internacional de Direitos Humanos e Políticas de Memória, 2019, Maringá. Cidadania, violência e direitos humanos. Anais do I Colóquio Internacional de Direitos Humanos e Políticas de Memória. Maringá: Diálogos, 2019. v. 1. p. 382-391. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1jUPhyc8lcjDhWlC9fO_xiejKy890GNow/view?usp=sharing Acesso em 06 mar 2021.

2.

MARQUES, L.F. ; STENTZLER, M. M. . IMPACTOS DA LEI 10.639/03 E DO PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARANAENSES. In: I Colóquio Internacional de Direitos Humanos e Políticas de Memória, 2019, Maringá. Cidadania, violência e direitos humanos. Anais do I Colóquio Internacional de Direitos Humanos e Políticas de Memória. Maringá: Diálogos, 2019. v. 1. p. 480-488. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1jUPhyc8lcjDhWlC9fO_xiejKy890GNow/view?usp=sharing Acesso em 06 mar 2021.

3.

STENTZLER, M. M.. ATUAÇÃO DE PROFESSORAS LEIGAS EM ESCOLAS RURAIS NA REGIÃO SUL DO PARANÁ (1950-1970). In: X Congresso da Sociedade Brasileira de História da Educação, 2019, Belém - Pará. ANAIS ELETRONICOS X CBHE. Belém: UFPA, 2019. v. 1. p. 3083-3091. Disponível em: https://sbhe.org.br/anais Acesso em 06 março 2021.

 

Resumos expandidos publicados em anais de congressos (2019)

1.

MARTINS, J.S. ; STENTZLER, M. M. . A evolução educacional na história de Paranavaí. In: XIV SEMANA DE PEDAGOGIA DA UNESPAR ? CAMPUS DE PARANAVAÍ, 2019, Paranavaí. Anais da XIV SEMANA DE PEDAGOGIA DA UNESPAR "A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO ATUAL". Paranavaí: Unespar, 2019. v. 1. p. 34-39. Disponível em:

 https://drive.google.com/file/d/1jxlVMRd6TP90Jr4t710hQHSV7t2LYfvh/view?usp=sharing  Acesso em 06 mar 2021.

2.

LIMA, G.S.de ; STENTZLER, M. M. . POTENCIALIDADES PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. In: XIV SEMANA DE PEDAGOGIA DA UNESPAR ? ?A educação brasileira e o desafio da formação humana no contexto atual?, 2019, Paranavaí. Anais da XIV SEMANA DE PEDAGOGIA DA UNESPAR - campus Paranavaí. Paranavaí: Unespar, 2019. v. 1. p. 280-284. Disponível em:

https://drive.google.com/file/d/1jxlVMRd6TP90Jr4t710hQHSV7t2LYfvh/view?usp=sharing  Acesso em 06 mar 2021.

3.

SILVA, B.F.A. ; STENTZLER, M. M. . O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMACAO DA MULHER NO ENSINO SUPERIOR,. In: XIV SEMANA DE PEDAGOGIA DA UNESPAR - ?A educação brasileira e o desafio da formação humana no contexto atual?, 2019, Paranavaí. Anais da XIV SEMANA DE PEDAGOGIA DA UNESPAR - campus Paranavaí. Paranavaí: Unespar, 2019. v. 1. p. 216-219. Disponível em:

https://drive.google.com/file/d/1jxlVMRd6TP90Jr4t710hQHSV7t2LYfvh/view?usp=sharing  Acesso em 06 mar 2021.

 

Resumos publicados em anais de congressos (2020)

1.

AVANÇO, B. C. ; STENTZLER, M. M. . A história de vida e memórias de uma professora sobre a educação no Brasil (1964-1985). In: COLÓQUIO HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE, 2020, Natal - evento online. IV COLÓQUIO HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE. Natal: Centro de Educação da UFRN, 2020. v. 1. p. 207-207.  Disponível em: https://doity.com.br/cohisme2020/blog/anais Acesso 06 mar 2021.

2.

VIEIRA, V. A. de A. ; STENTZLER, M. M. . USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO. In: Encontro de Monitorias e Práticas de Ensino da Unespar (EMPRE), 2020, Paranavaí. Anais do I Encontro de Monitorias e Práticas de Ensino da Unespar (EMPRE). Paranavaí: Unespar, 2020. v. 1. p. 23-23. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1psJtIigU9m0aWTyDYqXzHSvPYwIxjcVp/view Acesso em 06 mar 2021.

3.

SILVA, C. M. da ; STENTZLER, MÁRCIA MARLENE . CLAUDETE PEREIRA GONÇALVES: UMA HISTÓRIA DE VIDA E DE AMOR PELA EDUCAÇÃO. In: Encontro de Monitorias e Práticas de Ensino da Unespar (EMPRE), 2020, Paranavaí. Anais do I Encontro de monitorias e práticas de ensino da Unespar (EMPRE). Paranavaí: Unespar, 2020. v. 1. p. 33-33. . Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1psJtIigU9m0aWTyDYqXzHSvPYwIxjcVp/view Acesso em 06 mar 2021.

4.

PIRES, P. M. ; STENTZLER, M. M. . O PAPEL DA ESCOLA RURAL MUNICIPAL ANA FRANCISCA DE ANDRADE DO DISTRITO DE PIRACEMA/PARANAVAÍ-PR NA INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL. In: Encontro de Monitorias e Práticas de Ensino da Unespar (EMPRE), 2020, Paranavaí. Anais do I Encontro de Monitorias e Práticas de Ensino da Unespar (EMPRE). Paranavaí: Unespar, 2020. v. 1. p. 44-44. . Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1psJtIigU9m0aWTyDYqXzHSvPYwIxjcVp/view Acesso em 06 mar 2021.

 

 

Resumos publicados em anais de congressos (2019)

1.

MARQUES, L.F. ; STENTZLER, M. M. . IMPACTOS DO PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA. In: SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO SETOR DE EDUCAÇÃO, 2019, Curitiba. Caderno de Resumos da SEPE 2019. CURITIBA: UFPR, 2019. v. 1. p. 151-151. . Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1psJtIigU9m0aWTyDYqXzHSvPYwIxjcVp/view Acesso em 06 mar 2021.

2.

MARTINS, J. S. ; STENTZLER, M. M. . A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE PELA PRÁTICA EM SALA DE AULA: REGISTROS E MEMÓRIA DA DOCÊNCIA. In: I Simpósio Virtual e I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) da UNESPAR, 2019, Paranavaí. Anais do I Simpósio Virtual e I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) da UNESPAR. Paranavaí: Unespar, 2019. v. 1. p. 501-501. Disponível em: https://pibid.unespar.edu.br/noticias/19_anais-do-i-seminario-web-pibid-e-rp-unespar-2019-1.pdf/view Acesso em 06 mar 2021.

3.

STENTZLER, M. M.ARAUJO, E.M.P. . A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DE PARANAVAÍ. In: I Simpósio Virtual e I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) da UNESPAR, 2019, Paranavaí. Anais do I Simpósio Virtual e I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) da UNESPAR. Paranavaí: Unespar, 2019. v. 1. p. 536-536. Disponível em: https://pibid.unespar.edu.br/noticias/19_anais-do-i-seminario-web-pibid-e-rp-unespar-2019-1.pdf/view Acesso em 06 mar 2021.

4.

MARQUES, L. F.; STENTZLER, M. M. . OFICINAS PEDAGÓGICAS DO SUBPROJETO PIBID-HISTÓRIA DA UNESPAR CAMPUS DE PARANAVAÍ: ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA. In: I Simpósio Virtual e I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) da UNESPAR, 2019, Paranavaí. Anais do I Simpósio Virtual e I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) da UNESPAR. Paranavaí: Unespar, 2019. v. 1. p. 790-790. Disponível em: https://pibid.unespar.edu.br/noticias/19_anais-do-i-seminario-web-pibid-e-rp-unespar-2019-1.pdf/view Acesso em 06 mar 2021.

 5.

STENTZLER, M. M.; MARQUES, L.F.;  ARAUJO, E.M.P.  A normalista Julia Wanderley: decisão, sensibilidade e necessidades sociais. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), p. 149-167, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14017

Comentários

Postagens mais visitadas