SZKOLA WIELO-SERIALIZOWANE - ESCOLA POLONESA DO SÉCULO XIX: “COLÔNIA DUAS” NO SUL DO PARANÁ

 

SZKOLA WIELO-SERIALIZOWANE (Escola Multisseriada) ESCOLA POLONESA DO SÉCULO XIX: “COLÔNIA DUAS” NO SUL DO PARANÁ

Figura - Escola São Nicolau da “Colônia Duas” (1890), em Águas Minerais Dorizon –

Munícipio de Mallet (PR). (Foto de 2018).

Fonte - Acervo da pesquisadora.

 

 

*      LOCALIDADE: Munícipio de Mallet (PR). “Colônia Duas” (1890), Distrito de Dorizon. 

*    ANO DE CRIAÇÃO: 1890.

 ETNIA: polonesa.

 

*      As instalações em madeira ainda resistem ao tempo, porém a escola denominada São Nicolau, encontra-se desativada.

 *      Entre os anos de 1890 e 1899, a escolarização ficou sob os cuidados de religiosas. Após o ano de 1899, esteve sob a responsabilidade de pessoas leigas, escolhidas pela comunidade.  (Estudante A, 2018).

*      Aproximadamente em 1970, foi construída a segunda escola da comunidade, que recebeu o nome de Escola São Basílio Magno.

*      Essa segunda escola encerrou suas atividades no ano de 1996. Os estudantes foram transferidos para a Escola Municipal Santa Terezinha, no Distrito de Dorizon (Mallet – PR).

 

 

CURIOSIDADES:

O estudante A (2018) relata sobre a alimentação na escola: “era muito difícil tudo naquela época. Para poder tomar água nós levávamos um “purungo”, nos deslocávamos até uma barroca, enchíamos e trazíamos para a sala. Nem sempre tinha o que levar para comer, às vezes eu levava pão com banha, e quando não tinha, passava fome. Adorava quando era tempo de frutas, porque saía para arrancar caqui, mimosa, era o maior divertimento”.

A estudante B (2018) da Escola São Nicolau relata: “quanto à limpeza da escola nós mesmos ficávamos responsáveis por ela. Para varrer usávamos vassouras feitas de galhos de mato. Para esfregar o chão íamos até a “barroca”, trazíamos água e, usando um feixe de bambu amarrado, esfregávamos o chão da sala. Usando uma foice ou inchada de capinar, fazíamos a limpeza ao redor da escola, que era toda cercada com uma cerca de madeira. Para preservar a escola, nos fins de semana, realizavam-se bailes. A renda arrecadada revertia-se em melhorias para a escola”. 

 

 

REFERÊNCIAS:

Estudante A. Entrevista concedida a Édina Aparecida Krinski. Gravação em áudio. 2018 (Documento não publicado).

Estudante B. Entrevista concedida a Édina Aparecida Krinski. Gravação em áudio. 2018 (Documento não publicado).

KRINSKI, Édina. SZKOŁA WIELO-SERIALIZOWANE (Escola Multisseriada) POLONESA DO SÉCULO XIX: “COLÔNIA DUAS” NO SUL DO PARANÁ. In: KLEIN, Roseli B. (Org.). Instituições Escolares Étnicas no sul do Paraná e norte de Santa Catarina, uma história da própria educação: coletânea comentada. União da Vitória; Paraná: Kaygangue, 2021. p. 59-74.



Comentários

Postagens mais visitadas