ESCOLA POLACA NO SUL DO ESTADO DO PARANÁ: UMA PROPOSTA DE “OCHRONA KULTURY” (Preservação Cultural)

 

ESCOLA POLACA NO SUL DO ESTADO DO PARANÁ: UMA PROPOSTA DE “OCHRONA KULTURY”

(Preservação Cultural)

Figura - Escola Rural Quinze de Novembro I, Linha Palmeiral (Município de Cruz Machado – PR).

 (Foto da década de 1970)

Fonte – Acervo da pesquisadora.

 *      LOCAL: Cruz Machado (PR). Comunidade Linha Palmeiral. 

*      ANO DE CRIAÇÃO: aproximadamente na década de 1940. 

*      ETNIA: polonesa. 

*      A primeira escola na modalidade multisseriada, recebeu a denominação de Escola Rural Quinze de Novembro I. A partir de 1964, foi transferida para novas instalações. 

*      A Escola Rural Quinze de Novembro teve sua nomenclatura alterada para Escola Rural Municipal André Pivovarski sob autorização do Ato no 372, da folha cadastral da vida legal dos estabelecimentos de ensino de nove de março de 1984, e oficializada aos vinte e nove dias do mês de março de 1984, passando a ser administrada pelo município (PARANÁ, 2004, p. 102).

 *      Nessa mesma data de alteração de nomenclatura (1984), um novo espaço em alvenaria foi construído para abrigá-la, em outra localidade distante um quilômetro do primeiro prédio.

 *      As atividades encerraram-se no ano de 2014 por possuir poucos alunos.  Estes foram transferidos para escolas próximas e o prédio ficou à disposição da comunidade.


CURIOSIDADES: 

No mesmo ambiente da escola funcionava a igreja, “servia à religião católica onde as missas mensais realizavam-se na sala de aula” (STEFANISZEN, 2018). A arquitetura ergueu-se em madeira, com a existência de uma sala de aula e uma cozinha, constituiu-se de um espaço pequeno e multisseriado, com classe de 1ª a 4ª série.

Na década de 1970 a escola recebeu o programa de alfabetização de adultos, denominado MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização).

 

QUADRO - Professores da comunidade Linha Palmeiral entre os anos de 1940 a 1985.

Professores

Ano

Tertuliano Alves da Paixão

1940

Isabel Ferreira Stefaniszen

1954

Paulo Stefaniszen

1961

Neli Almeida

1970

Nilceo Stefaniszen

1979

Ivone Stefaniszen

1981

Filomena Loures das Chagas

1987

Fonte - Pesquisa Direta com base nas entrevistas realizadas.

 

 

REFERÊNCIAS:

PARANÁ. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Núcleo Regional de Educação. Ficha Cadastral da Vida Legal dos Estabelecimentos de Ensino. União da Vitória; Paraná: 2004. p. 102.

 

STEFANISZEN. Entrevista concedida a Janaína Komar. Gravação em áudio. 2018. (Documento não publicado).


KOMAR, Janaína. Escola Polaca, no sul do Estado do Paraná: uma proposta de “OCHRONA KULTURY” (Preservação Cultural). In: KLEIN, Roseli B. (Org.). Instituições Escolares Étnicas no sul do Paraná e norte de Santa Catarina, uma história da própria educação: coletânea comentada. União da Vitória; Paraná: Kaygangue, 2021. p. 125-138.

 



Comentários

Postagens mais visitadas